Thata Vilella

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Escutar, algo que preciso aprender

Hoje li um texto sobre a importância de ouvir, a si mesmo e aos outros; e me dei conta de uma coisa com a qual eu não deveria me surpreender: não sei ouvir; mesmo!!!!!

E não que eu seja surda, nada disso; muito pelo contrário, tenho uma excelente audição. Só acabo de perceber que não sei usá-la direito. Lendo o texto, uma coluna da jornalista Eliane Brum que é publicada no site de Época todas as segundas, deparei-me com essa verdade que sempre existiu, mas da qual sempre lutei pra fugir (vejo agora também).

Sempre fui muito falante; tanto, que até já cheguei a ser chamada de tagarela. Há até quem diga que eu falo "mais que o homem da cobra" ; ou que "tomei água de janeiro, fevereiro, março... do ano inteiro" . E sempre achei que, por falar muito, fosse uma excelente ouvinte. Mas hoje vejo que me enganei; o tempo todo.

Lendo o tal texto, comecei a refletir sobre como me comporto com relação à capacidade de ouvir; e vi que, diferente do que sempre acreditei... NÃO SEI OUVIR!!!! Embora tenha essa capacidade; e, mais ainda: mesmo sendo capaz de me colocar no lugar do outro em quase todas as situações (a tal da empatia).

Seja como for, o fato é que, a cada linha que lia, pensava na minha maneira de ser e agir. E quanto mais pensava, mais forte ficava a minha conclusão; e tanto maior minha visão de que preciso mudar. E rápido!!!!! Ou pelo menos, começar a mudar, já que nenhuma mudança acontece assim, do dia pra noite.

De repente, me dei conta de que perdi muitas coisas e oportunidades na vida (inclusive relacionamentos e chances de ser feliz; ou principalmente isso) , por não saber escutar. E o mais assustador nisso tudo é que não ajo dessa forma porque quero; é como se fosse algo mais forte do que eu!!!!!

Até tento escutar quando alguém está falando comigo, assim como tento calar mais sobre determinadas coisas (principalmente sobre a minha vida e seus acontecimentos, algo de que falo muito, e sem olhar a quem) ; mas, quando me dou conta, estou "atropelando" meu interlocutor, e contando coisas da minha vida (até íntimas, às vezes) a quem nem sempre conheço tanto assim.

É como se eu tivesse uma espécie de "compulsão" em falar; talvez (e me arriscaria até a dizer que com certeza) por ter suportado tantos anos de opressão e falta de espaço pra falar e conversar em casa. Aí, como nunca pude falar muito em casa... descarrego na rua, às vezes com "quase estranhos".

Até já tive um namorado que "me alertou" sobre esse meu "defeitinho" e eu, rebelde, fui logo me defendendo (e hoje vejo que fiz isso muito mais por uma "necessidade de ser do contra" , do que por acreditar na minha auto - defesa mesmo) . Lembro que, enquanto ainda namorávamos, ele me disse que eu falava muito, e que deveria me controlar mais; suas palavras foram: " - Você fala muito; precisa aprender a falar somente quando te perguntarem " .

Também me recordo que dei uma resposta mal - criada pra ele, e que depois disso o namoro terminou (claro que não somente por isso, mas hoje sei que com certeza essa foi uma das razões). E hoje, mais ou menos uns 5 anos depois disso, uma colunista de revista "me joga na cara" essa verdade: não sei escutar!!!!!

E pior: por causa disso, perdi um monte de coisas pela minha vida afora!!!!! Mas como tudo na vida tem dois lados, com a minha descoberta não seria diferente. Conscientizei-me desse meu defeito, e decidi que vou mudar. Enfiei na cabeça que, de hoje em diante, vou me reeducar, e lutarei com afinco e persistência pra aprender a ouvir.

Pra alguém falante feito eu, esse não será um objetivo dos mais fáceis de alcançar; mas como também não é impossível. E decidi fazer isso não somente por mim (embora seja PRINCIPALMENTE por mim) mas também por todos que me cercam, passaram e ainda vão passar pela minha vida.

Decidi que NÃO QUERO MAIS perder oportunidades, coisas e pessoas na minha vida. Resolvi que isso só acontecerá se eu não puder evitar; que não vou mais contribuir pra que isso aconteça, como tem sido até agora. Finalmente vi que, se Deus me deu dois ouvidos e uma boca, é pra que eu escute mais do que fale, e não o contrário. Porque quem muito fala, perde; ganha muito mais quem escuta!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha conhecer o meu mundo e me fale o que acha!!!!